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Injeção econômica

Carros a diesel têm uma série de sensores da Bosch que tornam o sistema de injeção mais eficiente e menos poluente. O sensor de massa de ar mede o fluxo de ar admitido pelo motor e injeta o volume de diesel correspondente, contribuindo para reduzir a emissão de fumaça e gases. Normalmente, equipa motores com sistema EGR, que reutiliza gases de escape. 

O sensor lambda (foto) afere a concentração de oxigênio nesses gases. Já o sensor diferencial de pressão detecta a diferença de pressão antes e depois do filtro de material particulado, instalado no tubo de escape. Se o nível de saturação do filtro for alto, a unidade de controle comanda um processo que faz com que o componente volte a operar em boas condições. Há ainda um sensor que verifica a temperatura dos circuitos de óleo, ar, líquido de arrefecimento e combustível. Outro, a pressão dos circuitos de óleo, ar e, em alguns casos, combustível. 

Esses sensores “ajudam a otimizar a combustão através de correções aplicadas pelo sistema de injeção no motor e na monitorização, protegendo contra danos ou avarias”, finaliza John Cardoso, engenheiro de desenvolvimento de produto da Diesel Systems.

Fonte: Revista Vida Bosch nº 36 pág. 09


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